Mensagem Pastoral

JESUS, A NOSSA PAZ!!

23 Dez 2018Pr. Hércio Fônseca

“Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”. De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor".”
(Lucas 2.11-14)

Temos presenciado um tempo em que os homens estão clamando pela paz. Buscamos essa paz em nós mesmos, nos prazeres da carne, nas riquezas e saímos frustrados, sem respostas. Quando vemos esse quadro, entendemos que o que nos falta é a verdadeira compreensão da missão de Cristo para a humanidade.

Jesus é a resposta para a inquietação da nossa alma. Jesus é o sinal de que, embora os dias sejam maus, Ele sempre se revela como esperança. Jesus é o cumprimento da promessa de Deus para os homens. Jesus é o pão que alimenta a nossa alma faminta por uma resposta. Jesus é a fonte que sacia a nossa sede de sentido existencial.

Quando pensamos em Natal, devemos pensar em Jesus, em seu nascimento, em sua revelação, em sua salvação. Por isso, Natal é alegria, celebração, nascimento, nova vida. Festejar esse tempo é viver e entender o significado da vinda do nosso Salvador ao mundo. Deixar de celebrar é fechar os olhos para a maior prova de amor vivido pela humanidade.

O texto nos traz a revelação do significado do nascimento de Cristo quando o anjo louva a Deus dizendo: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”. Sem a glória nas alturas, não haverá paz na terra. Reconhecer a grandeza de Deus e o seu grande amor por nós revela a paz que tanto almejamos.

Para que haja paz entre os homens é preciso que Deus seja glorificado, acima de tudo e de todos. Só poderemos dar glória a Deus, de fato, quando formos demolidos de nosso delírio de sermos o centro das atenções. A paz na terra que nos é oferecida por Jesus é o resultado da justificação do pecador que ambicionava sua glória.

Nós temos muitas motivações para festejar o Natal de Jesus Cristo.  O Natal é um presente de Deus para a humanidade que se encontrava perdida e sem vida. É um presente completo e eterno, com um valor inigualável.

Nós precisamos festejar o Natal como um tempo de convite para nos voltarmos para Deus e para o cumprimento de sua vontade em nossas vidas. Como um tempo de refazer laços de amizades e de semear o amor onde estivermos. Que neste Natal possamos viver a paz de Cristo e transmiti-la para aqueles que necessitam da paz que excede o nosso entendimento. Feliz Natal!

Voltar