Mensagem Pastoral

O TEMPO É ESSE!

30 Dez 2018Pr. Hércio Fônseca

“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.”
(Eclesiastes 3.1)

Sempre que chegamos ao final de um ano, temos a sensação de que o tempo passou rapidamente. Isso nos leva a olhar o que deixamos de fazer: os projetos pendentes, os sonhos esquecidos e, acima de qualquer coisa, as promessas quebradas, muitas vezes, conosco, outras vezes, com o próximo e, em especial, com Deus.

É necessário entendermos que esse é o tempo certo para agirmos e fazermos aquilo que está proposto em nosso coração. Não podemos continuar com a sensação de que chegará o momento oportuno para realizarmos os nossos projetos, o tempo passa depressa para ficarmos postergando o que temos que fazer.

No mundo da pressa, do urgente, temos a sensação de que, por mais que nos esforcemos para cumprir todas as nossas obrigações, estaremos sempre deixando alguma coisa para trás. Realmente o tempo passa e não podemos segurá-lo. Vamos vendo os filhos crescendo, as situações mudando, o mundo se modernizando, embora conscientes de que, como a Bíblia nos ensina, nada é novo embaixo dos céus, vamos presenciando mudanças e situações que até nos chocam.

Enquanto atravessamos a vida, somos convocados a responder aos questionamentos sobre o tempo. Os gregos usam algumas palavras para identificar o tempo, entre elas as expressões kairós e kronos.

O kairós exige atenção e prontidão, pois tal é a oportunidade como um cometa que passa em velocidade, quem piscou, perdeu o espetáculo. Não há espaço para protelação, procrastinação e displicência.

O kairós exige sabedoria. O apóstolo Paulo recomenda remir o tempo, isto é, aproveitar a oportunidade para que não se ouça “não adianta mais, agora é tarde, passou o tempo, deixamos escapar o kairós”.

Já o kronos é o tempo com medida e cada pessoa terá a sua, dentro do projeto divino. Cada pessoa é responsável pela boa administração do seu tempo. Cada um terá a sua porção, ninguém é capaz de saber quando será seu último dia, viverá seu último segundo, consumirá seu último fôlego. E como advertiu Jesus, ninguém pode acrescentar um passo sequer ao seu limite de existência. Mas pode abreviar. Kronos exige responsabilidade. Cada um precisa usar com sabedoria a oportunidade de viver sem desperdiçar, desfrutando com alegria cada momento vivido.

O ano de 2019 é chegado! O tempo é esse! Cabe a cada um de nós a sensibilidade para aproveitar cada oportunidade que surge a nossa frente. Sejamos sábios para, com responsabilidade, usar o tempo que o Senhor nos concede.  O tempo é esse, vamos viver cada momento com louvor e gratidão no coração. Que 2019 seja um tempo de Deus em sua vida. Feliz ano novo!

Voltar