Mensagem Pastoral

ENTENDER A VIDA

17 Fev 2019Pr. Hércio Fônseca

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.”
(Salmos 90.12)

Nem sempre paramos para avaliar a nossa vida e o seu real significado. É natural tocarmos os nossos dias como se tivéssemos todo tempo do mundo para fazermos o que desejamos, sem nos importarmos com a brevidade da vida e nem com as consequências dos nossos atos.

A cada dia, parece, ficar mais complicado a compreensão do significado da nossa existência. Em muitos momentos, só temos essa reflexão quando algo desastroso acontece e ficamos chocados. Nos últimos dias, temos presenciado alguns acontecimentos que nos abalaram bastante e despertaram em nós a reflexão de como podemos entender a vida.

O desastre de Brumadinho, o incêndio do dormitório do Flamengo, a morte trágica do Jornalista Boechat, despertou em nós muitos sentimentos para olharmos a vida com um olhar diferente. Seguir em frente, como se nada tivesse acontecendo, sem avaliarmos esse tempo e sem refletirmos os sinais de Deus, é uma grande perda!

A dor das outras pessoas é como um sinal de alerta para cada um de nós. Olhamos o sofrimento de cada um e jamais imaginamos que, assim como eles, estamos sujeitos a viver a mesma realidade. Colocarmo-nos no lugar do outro, nos deixar sentir a mesma dor que os demais, pode trazer uma compreensão mais clara do quanto a nossa vida é vulnerável e o quanto somos frágeis para vivermos indiferentes ao que Deus nos ensina.

É impossível entendermos a vida fora da visão de Deus e de sua Palavra. Como homens, nos achamos fortes, capazes e cheios de alternativas para seguir em frente, mas o Senhor nos mostra que a nossa vida não passa de uma neblina. Nos acharmos autossuficientes é perder a compreensão do propósito para o qual existimos.

Precisamos olhar a vida como uma escola. Constantemente estamos aprendendo algo novo que será útil em algum momento. Esse aprendizado não acontece nos bancos das escolas e nem das universidades, mas na convivência diária com as pessoas e com os acontecimentos que vão trabalhando a nossa vida e burilando a nossa história.

A grande verdade é que o tempo não para! Ele passa! Alguns se preocupam com o envelhecimento somente quando os anos já se passaram. Muitos perdem a oportunidade de entender a vida nos seus melhores anos, depois só lhes resta a lamentação.

Entender a vida é uma atitude para hoje. Pare um pouco! Reveja os seus atos, seja sincero com você mesmo. Tome a decisão de encarar a realidade de que os nossos dias passam e que temos que ter atitudes diferentes. Que Deus nos ensine a viver!

Voltar