Mensagem Pastoral

SER MÃE

12 Maio 2019Pr. Hércio Fônseca

“Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo, eu não me esquecerei de você!”
(Isaias 49.15)

Não existem palavras para descrevermos, com precisão, o verdadeiro significado de ser mãe. Ser mãe é uma tarefa árdua que exige dedicação, renúncia e muito amor. Ser mãe é assinar um contrato permanente de dedicação, assistência e acompanhamento incessante. Ser mãe é ter a capacidade de fazer independentemente do que vai receber em troca. Ser mãe é uma tarefa divina, que só é exercida plenamente pela influência sobrenatural de Deus na humanidade.

Observando a realidade da nossa sociedade, ficamos  estarrecidos em presenciar a indiferença e o desprezo com que os filhos tratam as suas mães. É uma pena, mas não sabemos reconhecer o seu verdadeiro valor.

Se formos realistas, vamos identificar o quanto está desgastada essa tarefa, e como temos sido negligentes na assistência e no amparo às nossas mães. Quantas  sofrem por não se sentirem amadas pelos seus filhos, por desejarem atenção e, pelo menos, um abraço no dia de hoje.

Ao olharmos para a realidade bíblica, vamos encontrar exemplos de mães que, como Eva, sofreram com seus filhos. A inveja de Caim o levou a matar o próprio irmão. Com certeza, Eva chorou amargamente pela morte de Abel, o que a levou a ter logo outro filho que, declaradamente, veio para substituir (se é que podemos usar esse termo) o que havia sido morto. A Palavra de Deus está repleta de situações vividas por mães que, da mesma maneira, sofreram momentos angustiantes e desesperadores por causa dos seus filhos.

O contexto da história da natureza humana nos mostra que não é fácil ser mãe. Muitas vezes é sinônimo de sofrimento e de grandes lutas. São mães que sofrem ingratidões, solidão e abandono de filhos, individualistas e indiferentes ao seu amor. São mães que amargam a profunda dor da rejeição.

O que podemos dizer neste dia para você, mãe, que tem dedicado a sua vida à criação e ao sucesso dos seus filhos? O que podemos expressar para vocês, mulheres especiais, que, em muitos casos, abriram mão dos seus sonhos e desejos pela felicidade dos seus filhos? O que podemos falar para vocês que foram capazes de expressar sentimentos impossíveis de serem compreendidos e recompensados pelos filhos? Com o coração tomado de gratidão e reconhecimento, só nos resta agradecer a Deus pelas suas vidas, rogando que o Pai as recompense e abençoe em tudo. Feliz dia das mães!

Voltar