Mensagem Pastoral

O DIA DO PASTOR BATISTA

09 Jun 2019Diácono Esdras Nogueira

“A quem honra, honra.”
(Romanos 13.7)

Hoje, segundo domingo de junho é o Dia do Pastor Batista, data escolhida para honrar homens vocacionados por Deus que ouvem e atendem o Seu chamado, dedicando suas vidas à nobre missão de pregar o evangelho de Jesus Cristo e de pastorear aquelas ovelhas que Deus coloca sob seus cuidados.

Pastor é aquela pessoa ungida por Deus para cuidar e apascentar Suas ovelhas. Que segue cumprindo a advertência que Jesus fez a Pedro. “Se me amas, apascentas as minhas ovelhinhas!(Jo. 21:17). De fato, apascentar é ato de amor, pois cuidar de ovelhas que, muitas vezes são teimosas, irrequietas, aventureiras, sempre querendo saltitar por lugares difíceis e perigosos não pode ser fácil. Entretanto, o verdadeiro pastor cumpre essa tarefa no amor do Pai, em primeiro lugar, e no amor às próprias ovelhas a quem se apega e dedica.

Pastor é aquele que busca, diariamente, na Bíblia e em oração, o alimento para fortalecer sua vida e sua fé, bem como as diretrizes para nortear sua conduta e suas ações à frente do rebanho, de modo a conduzir cada uma das ovelhas segundo suas peculiaridades e necessidades, mas todas conforme os parâmetros ditados pela Palavra.

Pastor  é aquele que se preocupa com a vida de cada um de nós, ensinando a palavra de Deus e nos exortando de maneira que a Igreja seja edificada e o Reino de Deus engrandecido.

Por isso, nesse Dia do Pastor é tempo de pararmos e avaliarmos como temos agido com os pastores que Deus colocou em nossas vidas como guias espirituais. Qual é o nosso papel e nossa responsabilidade diante de Deus para com a vida desses pastores? Encontramos a resposta na Palavra: “Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês. Orem por nós. ” (Hb.13:17,18a).

Nós, como crentes, temos o dever de amar e tratar bem os nossos Pastores; de orar por eles e seus familiares; de procurar conhecer as suas necessidades e da sua família, buscando supri-las e atendê-las; de estar atentos ao seu dia a dia, para que o seu trabalho seja menos árduo e possa ser realizado com maior alegria, produzindo mais frutos.

A Igreja Batista do Lago Norte deve ser grata a Deus por contar com pastores comprometidos com Sua Palavra, com a vida cristã e com a expansão do Reino e que têm sido bênçãos para cada um de nós e para a nossa Igreja.

Em especial, devemos louvar a Deus por enviar o Pastor Hércio Fonsêca de Araújo para estar à frente da IBLN nestes últimos quatorze anos. Agradecemos por ser um pastor segundo o coração de Deus que tem dirigido com dedicação e amor a igreja e orientado espiritualmente as ovelhas que se juntam neste aprisco, seguindo o modelo de Jesus Cristo como exemplo do Bom Pastor. Oremos por ele.

Voltar