Mensagem Pastoral

AS NOSSAS ESCOLHAS

01 Set 2019Pr. Hércio Fônseca

“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.”
(Provérbios 19.21)

Todos os dias precisamos tomar uma posição e fazer as nossas escolhas. Deus nos dá liberdade para escolhermos o que achamos ser melhor para a nossa vida. Entretanto, sabemos que, nem sempre o que escolhemos tem sido o melhor para nós e nem mesmo sabemos a direção que Deus tem para nossa vida.

Saber escolher não é algo fácil. Somos bombardeados por influências para tomarmos decisões de acordo com o nosso coração e, por essa razão, tantas vezes saímos prejudicados e feridos pelas situações da vida. Se fizermos uma reflexão vamos observar que, por termos feito escolhas erradas no passado, pagamos um alto preço hoje.

Viver bem, ter o sucesso que tanto desejamos e a qualidade de vida que almejamos podem ser evidenciados por uma única palavra: “escolhas”. Quando temos a sabedoria e o discernimento para saber escolher, a nossa vida terá uma outra direção e, certamente, sairemos beneficiados nas situações que passamos.

Nós sabemos que podemos, no dia de hoje, decidir vivermiseravelmente e responder por essa posição. Se essa for a nossa escolha, provavelmente enfrentaremos grandes problemas em nossa amanhã. A vida é uma semeadura e o que escolhemos hoje é como semente no solo da vida - mais cedo ou mais tarde colheremos os seus frutos.

Em muitos momentos, escolhemos a mediocridade, a autopiedade, a comiseração. Não podemos nos enganar. As nossas posições acabam atraindo para a nossa vida circunstâncias irremediáveis que trazem prejuízos irreparáveis para nós, e para os que estão ao nosso redor.

Sentir-se miserável é uma escolha. Quando fazemos essa opção, todo tipo de situação virá em nossa direção a fim de reforçá-la. Sermos positivos, alegres, eficientes é uma escolha infinitamente melhor. E quando nós a fazemos, eventos e circunstâncias também seguem diretamente nessa direção.

Jamais podemos perder de vista a crença no Deus que tudo pode, e a consciência de que esse Deus tem interesse em nos ver fazendo as melhores escolhas. Quando o nosso coração está na posição correta, todas as demais situações se encaixam de uma maneira perfeita.

O meu conselho para você hoje é: Faça sempre escolhas sábias. Escolha andar e depender de Deus, escolha a vida, escolha ter propósitos firmes. É necessário entender que podemos fazer planos em nosso coração, mas a realização final será sempre do Senhor. A nossa melhor escolha sempre será: ouvir a voz de Deus e seguir a Sua preciosa Palavra.

Voltar