Mensagem Pastoral

COMO ENXERGAMOS A VIDA?

08 Set 2019Pr. Hércio Fônseca

“Senhor, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas. Em ti quero alegrar-me e exultar, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo.”
(Salmos 9.1-2)

Nunca podemos desanimar por acharmos que tudo o que temos vivido já foi o suficiente. Deus sempre nos proporciona algo novo. Deus sempre nos surpreende com o que ainda não experimentamos, com o que ainda não vivemos.

Se existe algo que eu não desejo é pensar que já tive todas as experiências e oportunidades necessárias em minha vida. Eu não quero chegar ao fim da vida e descobrir que vivi toda a sua extensão. O meu desejo é acordar todos os dias desafiado a enfrentar tudo o que possa vir à minha frente, certo de que há sempre algo melhor a ser desfrutado.

Os melhores dias da nossa vida nunca estão para trás, a não ser que tomemos a decisão de ver as coisas dessa maneira. Não importa como a vida tenha nos tratado, sempre haverá uma oportunidade para experimentarmos o melhor que ainda está por vir.

Tudo o que é do nosso conhecimento já aconteceu, é passado; portanto, é muito fácil ver e analisar a vida revisitando o passado. Quando isso se torna um estilo de vida, infelizmente, nós podemos nos fechar para as incríveis, possíveis e positivas oportunidades que estão à nossa frente.

Precisamos aprender a ver em nós, e também nos outros, a grande riqueza que é viver, apesar das nossas limitações, fragilidades e fraquezas que, quando reconhecidas, olhamos pra frente e entendemos que é possível vencê-las. Todos os dias somos desafiados a encontrar forças para superar as provocações e obstáculos que surgem à nossa frente, compartilhando a esperança plantada pelo Senhor em nossos corações.

Na trajetória da nossa existência, nossa maior ameaça não são os outros; somos nós mesmos. Portanto, precisamos aprender a lutar contra esse tipo de comportamento. Nosso egoísmo, nossa falta de humildade, nosso complexo de superioridade, ou inferioridade, e tantas outras forças negativas, como: medo, insegurança, inveja são os  nossos verdadeiros inimigos.

Necessitamos constantemente trazer à nossa memória aquilo que nos concede esperança. Devemos entender que a vida cristã é um grande privilégio. A liberdade que o Senhor nos concede é algo indecifrável. Não podemos nos furtar de celebrar a vida abundante com a qual o Senhor nos presenteia.

Viva o melhor da sua vida hoje! Hoje é o tempo oportuno para agradecer todas as experiências que já tivemos. De nos sentirmos desafiados a continuar exercitando a fé, crendo que Deus sempre tem o melhor para nós. Lembre-se, o sol já nasceu nesta manhã, e com ele preciosas possibilidades. Olhe em frente!  Não deixe que o pessimismo o domine. Viva a vida, hoje, com alegria e entusiasmo, certo de que em Cristo somos mais do que vencedores!

Voltar