Mensagem Pastoral

EM PAZ COM TODOS!

29 Set 2019Pr. Hércio Fônseca

“Esforcem-se para viver em paz com todos...”
(Hebreus 12.14)

Nós sabemos que não é fácil nos relacionarmos uns com os outros. Como seres humanos, temos um grande desafio à nossa frente: o outro. Embora essa seja a nossa realidade diária, necessitamos ter paz com quem convivemos.

Nada é mais desagradável na vida do que vivermos em um ambiente de constante conflito e discórdia. Seja essa desarmonia em casa, no trabalho, na igreja ou na rua, desejamos muito que, onde passamos e ficamos, haja paz.

Quando não conseguimos enxergar a necessidade de termos paz com todos, nos tornamos pessoas vazias de sentimentos, infelizes, solitárias, amargas, e em constante conflito com a vida. Quando nos deixamos ser tomados por essas atitudes, nos fechamos para os outros, somos levados pelo isolamento afetivo e social, e acabamos nos autodestruindo.

Ninguém pode promover a paz sem possuir paz em seu coração. Geralmente imaginamos que a paz depende unicamente dos outros, esquecemo-nos de olhar para a nossa realidade e percebermos que, na maioria das vezes, somos nós os agentes da guerra.

Não podemos ficar protelando as decisões e escolhas que envolvam a nossa atitude para com os outro. Se temos sido pedras de tropeço para os outros, precisamos voltar e consertar os nossos erros. Só assim vamos desfrutar de um tempo de paz e harmonia.

Para quem deseja mudar a realidade à sua volta, este é o tempo oportuno para procurarmos alguém que magoamos e ofendemos, pedirmos perdão e oferecermos um abraço amigo e sincero. Celebrar a vida em sua plenitude, crescer interiormente com o coração aberto, vivenciar o amor e a alegria são condições indispensáveis ao perdão. Faz parte do processo de cura das feridas que nos impedem de viver em paz.

Ao longo da nossa existência, algumas pessoas nos fazem sofrer muito. Vivemos situações traumáticas que deixam marcas profundas em nossas vidas. Em muitos momentos vem em nosso coração a sensação de que nunca mais vamos voltar a sorrir, contudo, sabemos muito bem que, quando nos aproximamos do Senhor, Ele restaura tudo o que ficou marcado negativamente em nossa vida.

A paz que queremos viver interiormente e com os outros não se encontra na esfera humana, o próprio Jesus nos alertou: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo”.(João 14.27).

Que você hoje possa estar de bem com a vida, buscando a paz com todos e vivendo em paz consigo mesmo. Seja um canal para a paz de Cristo no mundo!

Voltar