Mensagem Pastoral

SER FELIZ

06 Out 2019Pr. Hércio Fônseca

“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.”
(Salmos 1.1-2)

Ser feliz é uma condição desejada por todos, contudo nem sempre temos o entendimento do que, na verdade, pode nos conceder este estado de felicidade ou mesmo onde podemos encontrar a tão desejada felicidade. Nós sabemos que os parâmetros para ser feliz são diferentes de pessoa para pessoa. O que me faz feliz nem sempre faz o outro feliz e, por essa razão, as motivações para a felicidade vão ser diferentes para cada um.

Geralmente, nossa felicidade está relacionada ao nosso estado emocional. Quase sempre vinculamos a nossa alegria e o nosso prazer aos nossos sentimentos, às nossas conquistas, às nossas aquisições e às nossas realizações.

Não podemos fugir da realidade de que, na mensagem cristã, pode-se observar uma ação psicológica no trato com as pessoas. É inevitável a aplicação direta do sistema bíblico na vida psíquica do ser humano.

Ao exaltar o amor de Deus pelo seu povo, a Bíblia leva qualquer homem ou mulher a tratar dos males da sua alma à luz desta nova e gloriosa perspectiva de vida. Em muitas ocasiões, a aplicação é tão direta e natural que quem a experimenta mal pode avaliar as transformações que foram operadas no seu próprio coração.

Olhando por este angulo, vamos entender a preciosidade de conhecermos a Palavra que gera no coração do homem o estado profundo de felicidade. Quando conhecemos a verdade de Deus, vamos observar que, nem sempre, ser feliz implica ausência de problemas e provações, pois andar com Deus provoca em nosso interior um estado de felicidade, mesmo em meio ao sofrimento e às lutas da vida.

É interessante observarmos que o Salmista atribui a felicidade a uma conduta comportamental. Ser feliz, segundo o Salmo primeiro, é ter uma conduta inabalável e não se deixar ser contaminado pelas influências desta vida. Certamente, muitas situações difíceis que vivemos são reflexos das más influências e das decisões erradas que tomamos.

Por isso, a felicidade que desejamos não pode estar presa, apenas, a um momento de nossas vidas. Precisamos entender a felicidade de uma maneira profunda, olhando para os padrões de Deus e buscando n`Ele as respostas para cada momento que passamos.

Que Deus, em sua infinita bondade e graça, possa nos mostrar a cada dia o caminho da felicidade. Que possamos parar de condicionar a felicidade a um momento ou a um lugar, mas que cada um possa buscar em Deus a capacidade para mudar a realidade de onde se encontra, transformando o ambiente em que está em um lugar de felicidade.

Voltar