Mensagem Pastoral

PUREZA E SANTIDADE

20 Out 2019Pr. Hércio Fônseca

“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.”
(Salmos 51.10)

A vida cristã precisa ser marcada pela pureza e pela santidade. É impossível caminhar com Deus e viver as suas promessas se não estivermos empenhados em ter uma vida pura e santa diante d`Ele.

Nossa natureza terrena se fortalece quando damos lugar à carne e relaxamos nos nossos deveres espirituais. Quando deixamos de lado a oração, o estudo, a meditação nas Escrituras e a comunhão com os irmãos, acabamos distantes desses meios pelos quais Deus nos concede graça e, consequentemente a carne ganha força. Isso também acontece quando passamos a permitir que as coisas do mundo entrem em nosso coração, que a sua filosofia ganhe espaço em nossa mente, que os seus caminhos influenciem a nossa vida.

O conceito bíblico de santidade é simples e inquestionável: santificação = separação. Este termo aparece pela primeira vez na Bíblia, em Êxodo 3.5: “Deus continuou: não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa”. A expressão “terra santa” significa “terra separada”, isto é, o que faz daquele espaço ser santo é a presença de Deus. O que faz a diferença entre o povo de Deus e o mundo é o fato de que Deus habita “com” e “no” seu povo. Somos santos porque somos habitação de Deus.

Um dos paradigmas diabólicos que precisamos quebrar hoje, na Igreja, é o de que podemos servir a Deus sem rompermos com o mundo ou com as práticas mundanas. Há pessoas que acham que podem servir a Deus, mesmo convivendo com as práticas mundanas. Paulo adverte-nos de que a santidade cristã é oposta à dissolução - Efésios 4.17-18 “Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos. Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração”.

A vida que Deus tem para nós deve ser marcada pela pureza de coração e pela santidade. Toda a vida de uma pessoa precisa mudar quando ela confia em Cristo, incluindo seus valores, alvos e conceitos da vida. Os cristãos pensam de forma diferente das do mundo. O pensamento daqueles que não conhecem a Deus é um pensamento fútil, cheio de soberba e empáfia. Quem não conhece a Deus, não conhece o mundo ao seu redor nem a si mesmo.

Quando conhecemos a Deus não enxergamos a pureza e a santidade como algo inatingível ou fora de moda, vemos como um estilo de vida, algo que o próprio Deus realiza em nosso viver. Em 1Tessalonicenses 5.23 está escrito:  “Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” Que esse seja o nosso objetivo de vida.

Voltar