Mensagem Pastoral

O VALOR DA PACIÊNCIA

27 Out 2019Pr. Hércio Fônseca

“Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão.”
(Tiago 5.11)

Nada pode ser mais singular na vida de uma pessoa do que o exercício da paciência. Vivemos um período de grande ansiedade. O mundo sofre de uma epidemia que chamamos de pressa, tudo o que queremos é para hoje e nada pode ser adiado, gerando em nossos corações uma inquietação sem tamanho.

Quando nos mantemos tranquilos em meio ao temporal e passamos pelas adversidades com segurança, podemos extrair, desses momentos importantes, lições que nos ajudarão a conquistar a vitória que almejamos.

A paciência é algo que todos nós desejamos, contudo poucos são os que a praticam. Quando alguém enfrenta momentos de dificuldades e provações, é muito natural a murmuração, mas essa naturalidade não deveria ser a regra para os cristãos ou, então, para que serve o nosso relacionamento com o Pai?

Os discípulos de um Salvador paciente também devem ser pacientes. O sofrimento não assusta um crente no Senhor Jesus. Deus é cheio de misericórdia e compaixão a ponto de por limites à carga que se abate sobre nós, Ele não permite algo maior que podemos suportar.

Pessoas impacientes levam suas vidas antecipando o sofrimento e sufocando o seu bem-estar; as tristezas são visitantes que chegam sem ser convidados, mas as mentes queixosas causam um vagão de problemas em sua casa. É triste ser tomado pela impaciência e sofrer antes da hora por coisas que ainda estão por vir.

O melhor remédio para a aflição é submetermo-nos à providência divina. O que não pode ser curado, deve ser suportado. Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam. Paulo, pela graça, chegou à glória também em tribulações. Perdas e cruzes são pesadas de se suportar, mas é maravilhoso aprendermos a esperar em Deus e sabermos que, em qualquer situação da vida, Ele não nos desampara.

Ser paciente é viver sabiamente cada dia, aproveitando cada oportunidade, buscando sempre a direção de Deus e a vontade de Deus para a sua vida, cuidando dos relacionamentos, tanto com as pessoas como com Deus. Não podemos ser  néscios e nem insensatos, mas prudentes. Este é o segredo e o caminho da bênção e da vitória!

Não antecipe as situações da vida, precipitando-se em suas decisões e posições, seja cauteloso, espere com paciência a direção de Deus, Ele nunca deixa os seus sem resposta. Creia! O Senhor sempre tem o melhor para nossa vida, precisamos somente descansar em Deus.

Voltar