Mensagem Pastoral

OLHANDO PARA A CRUZ

03 Nov 2019Pr. Hércio Fônseca

“Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.”
(1 Coríntios 1.18)

Quando olhamos a trajetória de Cristo, entendemos o verdadeiro significado da cruz. Ele deixou a glória, o trono; esvaziou-se; tornou-se homem, servo; foi perseguido, preso, açoitado, cuspido, pregado na cruz. O Evangelho que anunciamos tem a cruz como centro. Quando olhamos para a cruz, entendemos o verdadeiro significado do sacrifício de Cristo em nosso favor.  O Evangelho é a mensagem que tem a cruz como molde.

É lamentável, mas, em nossos dias, essa mensagem está sendo remodelada em outras formas, e os resultados são infelizes. Se é verdade que a cruz tem importância central para o cristianismo, então precisamos conhecer, em profundidade, o que ela representa para nós.

Jesus, deliberadamente, escolheu a cruz. A tentação e a oportunidade de escapar da cruz foi uma constante em sua carreira. Mas ele permaneceu resoluto em sua missão e, finalmente, precipitou sua própria morte.

Quando olhamos para a cruz, temos a consciência de que o velho homem precisa ser crucificado. A Bíblia relata que nós nascemos com a natureza iníqua e que ela precisa ser crucificada na cruz do calvário. Podemos ver esse ato como um milagre de Deus em nossas vidas. O velho homem necessita ser transformado em uma nova criatura.

Vemos que muitas pessoas querem dissociar o Evangelho de Cristo da cruz. Muitos querem os benefícios da vida cristã, mas não entendem a necessidade de crucificar os seus desejos humanos e as suas paixões mundanas. A vida com Jesus passa pela cruz. Sem a cruz é impossível vivermos o verdadeiro cristianismo.

A cruz nos ensina que o sacrifício perfeito já foi realizado, e que cabe a nós, agora, não mais buscar maneiras de demonstrar o senhorio de Deus, mas o que deve estar presente em nós é o desejo de uma vida de obediência a Deus e à sua Palavra. A cruz deve ser para nós um princípio de vida.

Olhar para Cristo é entender o que Ele nos ensinou em Mateus 16.24 – “Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.A cruz faz parte da nossa relação com o Senhor. Sem cruz não há cristianismo nem relacionamento com Deus.

Jesus foi a cruz em nosso lugar. Nós é que devíamos ter suportado aqueles açoites. Nós é que devíamos ter carregado aquela cruz. Mas Ele tomou o nosso lugar. Ele não tinha pecado, mas se fez pecado por nós. Jesus é o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Ao olharmos para a cruz, precisamos enxergar o sacrifício de Jesus como um símbolo de triunfo, de vitória, de ressurreição e de vida!

Voltar