Mensagem Pastoral

NÃO DESISTA!

26 Fev 2017Pr. Hércio Fônseca

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”
(Filipenses 3.13-14)

Quando olhamos para o que nos ensinam as Escrituras Sagradas, vamos observar que Deus usa as circunstâncias adversas que vivemos para trabalhar o nosso temperamento e a nossa personalidade. Quantos personagens bíblicos viveram momentos de profundas provas e de grandes dificuldades e não desistiram diante dos desafios que estavam vivendo.

Na realidade, homens e mulheres perseverantes verão em cada problema uma oportunidade. Sempre que passamos por momentos de lutas e provações, necessitamos exercitar a nossa fé e não desistir. Precisamos, continuamente, perseverar. Elias era um homem como nós, mas ele orou, não desistiu e deu passos de fé.

Lembremo-nos, também, de José do Egito. Ele foi traído, vendido como escravo pelos irmãos, acusado de tentativa de assédio, e tantas outras acusações, antes de chegar ao posto de Primeiro Ministro do Egito. Davi cuidou de ovelhas sem ser notado pelo pai e pelos seus irmãos, lutou contra um urso e um leão, foi desprezado por muitos, mas não desistiu. Foi perseguido por Saul e se escondeu em cavernas e desertos antes de chegar ao trono de Israel.

Na verdade, as provações são instrumentos de Deus para o nosso aperfeiçoamento. Contudo, quando passamos por desertos, somos tomados pelo sentimento de abandono e o primeiro desejo que toma o nosso coração é o de desistir de tudo. Não conseguimos enxergar a luz à nossa frente, por essa razão, muitos são derrotados em suas batalhas por escolherem o caminho mais curto, o do fracasso.

A perseverança é um princípio que transparece continuamente na Palavra de Deus. Ela nos diz para perseverarmos não apenas em oração, mas em tudo o que fazemos. Fico me perguntando quantas vezes a vitória estava ao alcance da nossa mão, mas nós desistimos quando estávamos quase ganhando a batalha.

Certamente tem sido assim ao longo da história da humanidade. Deus trabalhou na vida de Seus servos fazendo-os enxergar além da dor, mantendo-os em pé diante das tempestades, fazendo-os olhar firmemente para o alvo. Perseverar e não desistir diante dos desafios da vida! Essa atitude é fruto de uma ação sobrenatural de Deus em nosso viver.

A vida não é fácil e nunca o Senhor nos prometeu facilidades, mas, em Deus, podemos encontrar o poder para permanecermos firmes, sem desistir, até alcançarmos as promessas que Ele nos deu. Não desista! Fique firme diante dos desafios, certo de que, por maior que seja a sua batalha, a vitória vem do Senhor.

Voltar