Mensagem Pastoral

OS OLHOS DO SENHOR NOS OBSERVAM!

25 Nov 2018Pr. Hércio Fônseca

“Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo? O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens.”
(Salmo 11.3- 4)

Nós não temos a mínima noção de que os olhos do Senhor nos acompanham e observam a nossa vida em todos os seus detalhes. O Salmista retrata essa realidade de maneira bem clara ao afirmar que o Senhor nos acompanha em todos os momentos da nossa vida. Para muitos, essa realidade pode ser assustadora e preocupante, contudo, para os que servem verdadeiramente ao Senhor, pode ser motivo de grande alegria.

A verdade é que, não fica fora do controle, do olhar e do exame de Deus nenhum gesto sequer que tenhamos. Nem sempre temos a percepção do significado desse texto, mas precisamos refletir quanto ao comportamento que temos adotado e as posturas que temos assumido ao longo da nossa existência.  O nosso Pai registra todas as nossas atitudes e comportamentos e, certamente, o que praticamos, que fere ao Senhor, deve magoá-lo profundamente.

O Salmista pergunta: “Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?”. Quando as situações de crise batem à porta da nossa existência, quando a doença ataca, quando o casamento acaba, quando os filhos sofrem, quando a morte nos assalta, o que devemos fazer? Quais são as nossas reações diante das lutas e desafios da vida?

Davi não responde à sua pergunta com uma resposta, mas com uma declaração: “O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus”. A realidade é que Deus não muda por causa de nossas tempestades. Ele não recua diante de nossos problemas. Ele não se espanta com as situações que vivemos. Ele está no seu santo templo. Ele está no seu trono nos céus. O Senhor não se abala com as nossas reações diante da vida. Ele continua sendo o mesmo: Deus.

Embora não tenhamos a mínima noção da grandeza de Deus e da sua poderosa ação, Deus sempre triunfará nas nossas tragédias e lutas. O Senhor é especialista em nos socorrer, Ele é perito em transformar as nossas tragédias em triunfo. Não foi isso que Ele fez com José, com Jó e tantos outros personagens da Palavra de Deus?

Eu não sei como você tem reagido nos momentos difíceis que tem vivido até hoje, mas eu lhe afirmo que o Senhor não está indiferente à sua luta, Ele não deixou de ser Deus porque você está enfrentando tempestades e problemas. O nosso Deus nos acompanha e, certamente, no momento certo, irá agir em nosso favor.

As nossas reações e atitudes não trarão as respostas que desejamos, mas Deus empre estará atento para, no momento  oportuno e adequado, agir em nosso favor. Confie!

Voltar