Mensagem Pastoral

APRENDENDO A LIDAR COM O PASSADO

02 Dez 2018Pr. Hércio Fônseca

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”
(Filipenses 3.13-14)

Nem sempre é fácil virar a página da vida. Muitas pessoas passam a vida inteira remoendo situações do passado por não conseguirem seguir em frente. Saber construir uma nova realidade sem ficar preso ao que já vivemos e passamos é um grande desafio.

A verdade é que o nosso passado registra as nossas histórias de lutas, provações e desafios. São momentos gravados em nossa memória profundamente dolorosos, diante dos quais imaginávamos que jamais seríamos capazes de sobreviver, tamanha era a desproporção entre a nossa força e as forças das situações adversas pelas quais passamos.

Em muitos momentos, as nossas lutas podem ser comparadas a rios caudalosos, ventos contrários, noites escuras, representados por pessoas e situações que se levantam contra nós e marcam a nossa vida para sempre. Contudo, apesar de todas essas situações que enfrentamos, aqui estamos nós! As águas acalmaram, os ventos abrandaram e a brisa da paz soprou em nossa direção.

O passado pode nos influenciar mais do que podemos pensar. Existem lembranças das quais, muitas vezes, não conseguimos nos libertar. Há feridas na alma que demoram a sarar, há traumas que se recusam a ir embora e se levantam como fantasmas para nos atormentar.

O nosso problema não está no nosso passado, mas na nossa incapacidade de superá-lo. É triste acompanharmos pessoas que não conseguem olhar para o amanhã e voltar a sonhar, porque estão vivendo o reflexo de tudo o que passaram.

Em vez de vivermos presos na raiz da amargura, curtindo os traumas de uma infância dolorosa, devemos buscar a Deus e rogar ao Senhor por um tempo novo. Não podemos ficar olhando para trás e lastimando as nossas perdas e decepções; a vida segue em frente e nós somos responsáveis por fazer essa vida valer apena.

Quando estivermos ameaçados pelo passado, precisamos clamar ao Senhor da vida que nos faça enxergar o amanhã com esperança. Saber olhar para o futuro com entusiasmo, cheio de expectativas boas, é como um remédio para sermos curados do passado que nos atormenta.

As nossas experiências devem servir como um legado, não como um peso. Devemos enxergar o que não conseguimos como um desafio para continuarmos perseverando na certeza de que amanhã Deus tem o melhor para nós.

Voltar