Mensagem Pastoral

SEJA UM ENTUSIASTA!

05 Jan 2020Pr. Hércio Fônseca

“Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu.”
(Hebreus 10.35-36)

A vida precisa ser vivida com entusiasmo. Devemos pensar a vida com animação, com alegria e ter fervor no que realizamos. Dessa forma, nos tornaremos pessoas de bem com a vida e cheias de entusiasmo. A vida tem um novo sentido para aqueles que decidem viver apaixonadamente.

Ser entusiasta é ser confiante. A confiança nos estimula a acreditar que dias melhores virão, mesmo que as dificuldades e os problemas façam parte do nosso dia a dia. A confiança nos fortalece em dias de crises e dissabores e abre as oportunidades para a vitória.

Quando desenvolvemos a característica de alguém entusiasta,  fazemos a diferença onde estivermos. Por outro lado, presenciamos, também, pessoas com medo de viver. O medo é mais do que um sentimento, é uma doença que consome a nossa esperança e rouba a nossa alegria. Quantas pessoas não vivem com medo de não casar, medo de casar e não dar certo; medo de viver e medo da morte; medo da solidão e medo de ter relacionamentos; medo do presente e do amanhã; medo de tudo que não consegue ter o domínio e o controle.

Outro mal que afeta o nosso entusiasmo é a ansiedade. A ansiedade tem o poder de aumentar os problemas e diminuir a nossa capacidade de resolvê-los. A ansiedade tem o poder de criar problemas que não existem. Muitas vezes sofremos não por um problema real, mas por algo que foi gerado em nossa mente, afetando a nossa capacidade de superação.

O nível de entusiasmo que carregamos estabelece a marca distintiva entre as pessoas. É necessário entendermos que é da nossa responsabilidade tratarmos a vida dessa maneira. A decisão e a responsabilidade de encarar a vida com entusiasmo é sempre nossa. O entusiasmo precisa ser nutrido por novas atitudes, por novas aspirações e por novos esforços. Sem esses sentimentos, cairemos na desilusão e na tristeza.

Devemos lembrar que uma atitude positiva faz toda a diferença na vida de alguém. A atitude positiva é algo pequeno, mas que produz resultados imensuráveis. A depressão, a melancolia, o pessimismo, o desespero e o desânimo paralisam a nossa vida, mas o entusiasmo  nos impulsiona a superarmos os desafios e conquistarmos novas vitórias.

Nós somos movidos pelo nosso entusiasmo e pelas nossas paixões. A maneira como nos comportamos com a vida vai revelar a forma como enxergamos Deus em nós. O Senhor não nos convoca para vivermos sem expressão e significado, mas para sermos sal da terra e luz do mundo. Seja um entusiasta!

Voltar