Mensagem Pastoral

CUIDADO COM A PRECIPITAÇÃO

02 Fev 2020Pr. Hércio Fônseca

“O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.”
(Provérbios 14.29)

Todos os dias, encontramos pessoas machucadas pela vida por se precipitarem diante de situações, problemas e dificuldades que estão enfrentando. A capacidade de saber esperar e tomar a decisão no momento certo e na hora oportuna vai nos habilitar a viver de maneira mais saudável e mais perto de Deus.

A verdade é que o descontrole emocional, a falta de equilíbrio nas posições adotadas e a inconsequência nas decisões tem contribuído para que muitos caiam na precipitação. Ser precipitado, segundo os ensinamentos bíblicos, é agir, pensar e falar sem medir as consequências e sem buscar a direção de Deus.

Na maioria das vezes que agimos de maneira precipitada, inconsequente e destemperada é porque estamos longe de Deus e da Sua preciosa Palavra. A falta de orientação divina nos faz tropeçar e cair. Para agirmos com segurança na vida, precisamos dar ouvidos à voz de Espírito Santo, que vai nos orientar a seguir o melhor caminho.

Existem muitas maneiras de testemunharmos a nossa fé e a nossa maturidade espiritual. Para Salomão, a precipitação é um sinal de falta de entendimento, de sabedoria. Quando agimos sem entendimento, cometemos erros e caímos em problemas que podem destruir a nossa reputação para sempre.

Quando trazemos para a prática, quantas vezes pagamos um preço altíssimo por termos nos precipitado e cometido engano com alguém, fazendo um comentário inconsequente ou mesmo expressando um sentimento que causou  mágoa  no coração,  até  mesmo de  pessoas que amamos?

Além do aspecto relacional, podemos cair na precipitação em fazer negócios que trazem graves prejuízos para nós e para a nossa família. Saber se comportar diante da vida, buscar o equilíbrio nas palavras e ter cautela ao fazer um negócio é um grande sinal de sabedoria.

A vida com Deus não só nos capacita a testemunharmos a fé, mas também nos orienta a ser pessoas prudentes e equilibradas na vida. Muitos com quem convivemos tiveram suas histórias de vida totalmente transformadas pelas orientações e diretrizes da Palavra de Deus. É tremendo ver o quanto a Bíblia se preocupa em como nós estamos agindo nas pequenas e grandes situações da vida.

A própria Palavra de Deus nos adverte: “há um tempo determinado para todas as coisas”.Esse tempo precisa ser observado e compreendido. Quando nos precipitamos e decidimos fazer algo no impulso, sem orar, sem buscar a direção de Deus e sem observar se o que estamos fazendo é realmente o correto, acabamos prejudicados e prejudicando quem está a nossa volta.

Voltar