Mensagem Pastoral

PRESOS PELO MEDO

09 Fev 2020Pr. Hércio Fonseca

“O meu coração está acelerado; os pavores da morte me assaltam. Temor e tremor me dominam; o medo tomou conta de mim.”
(Salmos 55.4-5)

Em muitos momentos, permitimos que o medo nos domine e nos impeça de viver. É triste quando presenciamos pessoas que estão presas ao medo e impedidas de sonhar e acreditar que dias melhores virão.

Nós estamos vivendo sobre o peso do medo. Somos um povo marcados por doenças emocionais e por fobias como: medo de gente, medo da violência, medo do compromisso, medo das decisões e de tantas outras situações que nos atemorizam e nos desestabilizam emocionalmente.

Mais do que nunca, nos sentimos dominados pelo medo. É com tristeza que acompanhamos adolescentes e jovens que, no vigor de suas vidas, não conseguem progredir em seus projetos e reagir em seus desafios porque foram dominados pelo medo do insucesso, pelo medo do futuro e pela incerteza do amanhã.

Todos os dias, queremos descobrir algo novo que nos ofereça algum tipo de segurança, estamos cercados por um verdadeiro arsenal de informações de como devemos proceder nos desafios da vida, mas o que vemos é que, quanto mais informações adquirimos, parece que menos atitudes desenvolvemos.

O fato é que o medo está dentro de nós e muitos são os danos produzidos por ele em nosso mundo interior. Vivemos ameaçados por situações e acontecimentos que não temos controle, somos pressionados a lutar com armas que não temos domínio e a vencer com a nossa própria força uma guerra que não é nossa.

A verdade é que o medo é reflexo da incerteza da nossa fé. Às vezes, ficamos deprimidos porque deixamos de descansar na soberania de Deus. Esquecemos que Ele está no controle de tudo. Achamos que o nosso caminho se fechou. Achamos que o nosso futuro acabou. Achamos que a vida perdeu o sentido e nos esquecemos de que Deus está trabalhando, sempre trabalhando, em nosso favor nas diversas situações que vivemos.

A grande verdade é que o medo gera pessimismo, pois só nos revela o lado sombrio da vida. O olhar de medo só contempla o caos, só consegue enxergar o negativo. Em quantos momentos estamos presos pelo medo e achamos que todas as pessoas que nos cercam estão conspirando contra nós? Criamos e alimentamos em nossa alma fantasias de perseguição que nos sufocam e nos impedem de seguir em frente com os nosso projetos e sonhos.

Como cristãos, só podemos vencer o medo com a fé. Onde chega a fé, o medo vai embora. Tememos porque desviamos os olhos de Deus, deixamos de olhar para a vida na perspectiva de Deus, deixamos de confiar que Deus está no controle de tudo. Se desejamos nos libertar do medo, precisamos pedir a Deus que gere fé em nosso coração.

Voltar